quinta-feira, 8 de julho de 2010

“Só ganha dinheiro quem merece”, diz consultor


Na opinião de Orlando Pavani Junior, presidente da consultoria Gauss e palestrante famoso no meio corporativo, para ganhar dinheiro é preciso merecer. “Se não se consegue alguma coisa que se deseja, é porque ainda não houve o merecimento”, diz. “Falta trabalho e atitude.”

Nas suas concorridas exposições, ele costuma dizer que a prosperidade financeira depende da obediência a cinco leis. A do merecimento é a penas a primeira. Depois, vem a do ganhar. Para Pavani, o trabalhador precisa entender que não deve depender somente do seu salário como funcionário de uma empresa. Renda, explica, é uma soma dessa soma fixa e de outras, variáveis, frutos de outros serviços que se possa fazer para complementar.

Aí vem a lei do gastar. “É essencial reservar uma quantia para torrar, mesmo, de vez em quando, com as suas extravagâncias –para alguns, é um iate; para outros, um sonho de padaria. No entanto, se não há esse tipo de gosto na vida, não vale a pena ganhar dinheiro. Também é fundamental doar uma parte –a escola dos filhos se encaixa nessa categoria”, afirma Pavani.

A lei do investir determina que se deve colocar recursos em itens que possam trazer retorno futuro. “Não estou falando de aplicações financeiras, mas de cursos e livros, por exemplo.” Por último, é necessário economizar. “Com uma reserva de pelo menos doze meses dos seus gastos, obtém-se segurança para as emergências. Quando não se possui esse colchão, fica-se refém do seu emprego.”

Um comentário:

  1. Ganhar dinheiro é uma arte, não sorte, quem é dotado dessa arte se sobressai, isso cada um de nós possuimos, mas muitos ainda estão na zona de conforto, esperam pelas flores e não plantam seu próprio jardim, é isso aí, quem planeja suas ações se ve em condições de alcançar suas metas antecipadamente.

    Alexandre Miragaia de Araújo
    Diretor Social da APMDFESP

    ResponderExcluir