quarta-feira, 14 de abril de 2010

Estudar para quê?

Por Orlando Pavani Junior*

Há uma parcela significativa de pessoas que ainda se perguntam se vale à pena estudar. Pasmem, mas ainda existem certos pais (e mães) que brigam com seus filhos quando estes manifestam desejo de estudar em detrimento a trabalhar precocemente para ajudar nas despesas da casa, havendo alguns que até fazem filhos com este objetivo!

Eu não quero investir estas linhas com este tipo de disfunção de alguns, seria uma incongruência com tudo que valorizei a vida toda, mas desejo promover uma reflexão sobre o porquê, realmente, de algumas pessoas ainda insistirem em estudar.

Vejo ao meu redor, em minhas redes de relacionamento acadêmico e até entre pessoas muito próximas, três tipos de acadêmicos. Na verdade, parece somente haver três tipos de “futuros profissionais”, com posturas bem diferentes entre si. São três comportamentos que, de longe, são muito mais agregadores de valor do que àqueles que sequer decidiram (ou não conseguiram) frequentar os bancos acadêmicos, mas mesmo assim são comportamentos que trazem contribuições bastante diferentes entre si.



Faça uma análise você mesmo em relação a suas características considerando a tabela anterior. Veja em que “quadrado” você se sente mais representado e reflita sobre seu papel profissional como fruto de sua dedicação como acadêmico. Saiba que o “ser profissional” é uma decorrência de sua “dedicação como estudante eterno” e você só colherá profissionalmente aquilo que souber plantar no âmbito acadêmico.

Qualquer sucesso profissional sem uma sólida base acadêmica, sob o ponto de vista da dedicação do aluno e não somente da qualidade da escola é semelhante a uma construção num pântano: em breve, pode ruir! Afinal de contas, é o aluno que faz a escola e não a escola que faz o aluno?


Tirá-lo da zona de conforto e fazê-lo refletir e agir é a minha principal função...Você sempre é o único culpado....por tudo de bom.. ...e de ruim, em sua vida!
*Orlando Pavani Junior é CEO da Gauss Consulting, empresa de assessoria instrumental e consultoria especializada.
pavani@olhodetigre.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário