quarta-feira, 3 de março de 2010

Empresa investe em avaliação do perfil comportamental de suas equipes




Empresa investe em avaliação do perfil comportamental de suas equipes





Avaliar o perfil comportamental de suas equipes de forma eficiente é uma preocupação que vem crescendo entre as empresas. Para isso, a empresa Gauss Consulting, especializada em consultoria instrumental e assessoria especializada, adquiriu as interpretações do EQ Map, - teste de medição do quociente emocional – e traz para o Brasil o serviço de avaliação de diversas características profissionais para as companhias.

Segundo Orlando Pavani Junior, CEO da Gauss Consulting, a metodologia foi divulgada no livro “A Inteligência Emocional das Empresas”, de Robert Cooper. “A Gauss Consulting adquiriu o teste e sua interpretação original, traduziu seus resquisitos e ‘tropicalizou’ o serviço”, comenta Pavani.

O foco de sua aplicação está centrado na avaliação, por meio de um questionário com 258 perguntas respondidas, transformadas em 20 escalas que compõe o quociente emocional. Dentre as principais escalas, o EQ Map avalia os diversos níveis de resposta dos profissionais nos quesitos flexibilidade, integridade, expressão e consciência emocional sua e dos outros, foco, intuição, poder pessoal, entre outros.

O teste divide-se em 20 escalas, que são subdivididas em cinco grandes grupos, da seguinte forma: Grupo 1: Ambiente Atual (com 2 escalas) que medem o quão a pessoa está feliz com o que "não gosta de fazer e infelizmente tem que fazer" e o que a pessoa "gosta de fazer e efetivamente faz"; Grupo 2: Capacidades Emocionais (3 escalas) que medem a consciência emocional de si mesma, a expressão emocional fisiológica e a consciência emocional dos outros; Grupo 3: Competências Emocionais (com 5 escalas) que medem a capacidade de estabelecer foco, a criatividade, a flexibilidade a mudanças, a autenticidade e a insatisfação construtiva; Grupo 4: Valores e Atitudes (com 6 escalas) que medem a perspectiva otimista da pessoa, a empatia, a capacidade de utilizar a sua própria intuição, a capacidade de decidir com base em dados e fatos, o carisma e a integridade e Grupo 5: Resultados (com 4 escalas) que mede o que as pessoas estão colhendo com seus recursos emocionais sob o ponto de vista da saúde geral, da qualidade de vida, dos relacionamento e do desempenho global.

O teste é útil para qualquer pessoa que a empresa necessite traçar o quociente emocional para identificar qual cargo pode ocupar de maneira mais alinhada com seu perfil

Nenhum comentário:

Postar um comentário