segunda-feira, 31 de agosto de 2009

AMOR & AMAR - Qual a conexão destas palavras com a Excelência?!

Diversas vezes já se comentou a relevância de discutir o AMOR no âmbito empresarial, especialmente nas disciplinas acadêmicas dos cursos de administração e a conexão deste tema no que tange a excelência de forma mais global.

Primeiramente, gostaria de distinguir o AMOR do AMAR. São palavras semelhantes, é verdade, mas de significados muito, muito diferentes entre si. AMOR é um substantivo que remete a um “sentimento” interior de alguém para com alguma coisa ou pessoa.

AMAR é um verbo que remete, como todo verbo, a uma “atitude” de alguém para com alguma coisa ou pessoa.

  • AMOR é interiorizar um sentimento, AMAR é exteriorizar o mesmo sentimento!
  • AMOR só quem sente percebe, AMAR é uma atitude de quem AMA percebida pelo amado!
  • AMOR é egoísta, AMAR é altruísta!
  • AMOR é intelectual, AMAR é emocional!
  • AMOR é de fora para dentro, AMAR é de dentro para fora!
  • AMOR é uma forma de chamar o amado, AMAR é o jeito de olhar o amado!
  • AMOR é uma palavra fácil, AMAR é um exercício diário;
  • AMOR é o que todos querem ter, AMAR é o que só alguns conseguem dar!
  • AMOR é reativo, AMAR é proativo e visceral!
  • AMOR é dependente, AMAR é generoso!
  • AMOR é freqüente, AMAR é escasso......

Cada vez que penso sobre estas diferenças, mais consigo justificar o sucesso de alguns (pessoas e empresas), no médio e longo prazo, em detrimento do fracasso de outros. É muito fácil dizer EU TE AMO (confessar um sentimento) a alguém, mas é extremamente difícil AMAR (demonstrar atitudinalmente este mesmo sentimento) alguém ou alguma coisa.

Considero o AMAR (e não somente o AMOR) uma das principais lacunas atitudinais a serem desenvolvidas no meio corporativo, pois muitas pessoas ainda buscam somente o dinheiro sem levar em consideração o que realmente AMAM fazer, o que fariam (se pudessem) absolutamente de graça, pela simples sensação de AMAR o que se faz!

Em minha experiência profissional, já vivi e convivi com muita gente rica, muito rica mesmo, mas confesso que dentre estes nunca encontrei alguém que fizera tudo somente pelo dinheiro, todos eles fariam seu trabalho primeiramente porque AMAVAM fazer aquilo e o tempo devolveu de uma forma financeiramente muito recompensável, como decorrência do AMAR o que se faz!

Parece que falar sobre este assunto, sobre estas palavras, principalmente no meio em que convivo, o meio empresarial competitivo, é meio piegas!

Discordo! É exatamente quem pensa assim que desvirtua tudo e que faz deste meio um ambiente difícil e estressante.

Competir, entender que a vitória é muito mais uma questão de freqüência e perseverança do que de competência superior, desafiar os limites sem cansaço, não obscurecer no comodismo, compreender que acertar é mais humano que errar, jamais parar de estudar, descobrir que “ler” é muito mais que apenas “saber ler”, buscar e atingir a excelência só se consegue, realmente, por meio do AMAR o que se faz.

Sem isto....tudo é sofrimento que não vale a pena!

Pense nisto!

Tirá-lo da zona de conforto e fazê-lo refletir e agir é minha principal função. Você sempre é o único culpado por tudo de bom e de ruim na sua vida!


Se você acha que pode....tem razão, mas se acha que não pode...infelizmente também tem razão!

Um comentário: